Diariamente estamos expostos a inúmeros cheiros advindos de inúmeras fontes. Necessariamente nem todos serão naturais, e por interferirem na nossa sensibilidade olfativa, há odores artificiais cuja frequente exposição pode provocar a saturação do olfato, impedindo-nos de distinguir um aroma sintético de um aroma natural.
Os aromas artificiais, também conhecidos como essências, são substâncias sintéticas e correspondem à reprodução em laboratório de um aroma específico.
Ao contrário das essências sintéticas, os óleos essenciais são constituídos por dezenas - por vezes centenas - de componentes criados pela planta ou que emergem durante a destilação (um dos processos mais comuns de extração dos óleos essenciais das plantas). São, portanto, produtos naturais, extraídos de plantas aromáticas, cujas moléculas - umas mais voláteis, outras menos - são as "mãos curativas da natureza" (Dr. Malte Hozzel). A complexidade dos seus componentes acarreta e define as suas propriedades terapêuticas, daí a dificuldade de serem sintetizados em laboratório.
Para o ajudar a dissipar dúvidas sobre um aroma sintético ou um óleo essencial considere que:
- Os óleos essenciais não são "só um cheirinho";
- Os óleos essenciais não se dissolvem em água, e por isso não pode simplesmente adicionar "umas gotinhas" à sua água para beber e achar que não tem consequências na sua mucosa...
- Os óleos essenciais não têm cheiro a álcool ou gordura;
- Os óleos essenciais não têm cheiros intensos, adocicados ou enjoativos, como os de chiclete;
- Os óleos essenciais extraídos de frutas são extraídos das suas cascas, flores ou folhas, e não têm cheiro de sumo, e muito menos vitamina C, fibra e sais minerais (entre outras coisas incríveis 🙄que se ouvem por aí!... ).
Dependendo da intenção de cada um, um aroma artificial pode influenciar o nosso bem-estar, mas não possui propriedades terapêuticas como os óleos essenciais e não irá encontrá-los numa abordagem de AROMATERAPIA, que é uma prática individualizada. Os óleos essenciais apresentam ainda uma versatilidade inigualável, pois podem ser podem ser aplicados em massagens, banhos, compressas ou qualquer outra abordagem com finalidades terapêuticas.
Agora, já pode começar a testar o seu conhecimento sempre que sentir um aroma no ar!